Dia do Pediatra

Ser pediatra é uma magia diária. É dar vida ao futuro, ainda desconhecido e esperançoso. É se guiar por sonhos e verdades, porque crianças são exatamente assim: verdadeiras. Transparentes e genuínas no que sentem, em como se expressam, transmitem leveza. Quando estão bem, brincam e sorriem. E quando não estão, percebemos logo que há algo errado ali, mas a forma que elas têm de encarar os desafios é mais simples. Elas estão sempre abertas. Querem ser ajudadas, cuidadas. Crianças são humildes. São elas que recarregam nossas energias e que nos transbordam facilmente com a positividade que transmitem.

Mas a verdade é que nem tudo é só sobre elas. Os pais são os nossos grandes cúmplices e ajudantes em traduzir e guiar a vida desses pequenos seres.  São eles que, com toda sua devoção e coragem, se colocam vulneráveis a errar e acertar quantas mil vezes for necessário para que aquele jardim que plantaram possam ver florescer.

Em tempos difíceis de pandemia em que o afeto e o cuidado foram difíceis de serem acessados, com certeza e com orgulho consigo dizer que a telemedicina não me distanciou de qualquer sentimento de amor pelos meus atendimentos diários e a relação com meus pequenos pacientes e seus pais. Ao contrário, foi como se ali, pelo celular, eu conseguisse me conectar, não com tecnologia unicamente, mas ao sentimento, por meio do olhar. Sem perder a essência do atendimento da pediatria.

A videochamada nos permite observar os comportamentos das crianças, suas interações com os pais, analisar suas feições e reações, tão bem quanto observar alguns sinais clínicos.  Conseguimos receber fotos pelo chat, conversar bastante e prescrever medicamentos e exames com toda segurança. Tranquilos de que as famílias e crianças estão sendo cuidadas com a atenção que merecem.  Portanto, é sobre isso. É sobre fazer a mágica acontecer em todo e qualquer lugar.

Permitir um atendimento seguro, aos pais e aos filhos, com amor e carinho, é isso que me faz cuidar. Feliz dia do Pediatra.

 

 

Baixe nosso APP Baixe Vibe na Play StoreBaixe Vibe na Apple Store