BLOG VIBE SAÚDE

Exaustão Feminina: como lidar com esse sentimento

22 de julho de 2022
exaustão feminina como lidar com esse sentimento

Escrito por: Psicóloga Rafaela Cardoso Mattos- CRP 06/129711

Você sabe lidar com a exaustão feminina? A saga da mulher exausta começa ao nascer do sol ou antes, na véspera. Muitas mulheres, mães, donas de casa e profissionais planejam seus compromissos do dia seguinte com antecedência, calculam horas e criam listas intermináveis que nunca terão todos os itens concluídos – e elas sabem.  

Essa saga perpassa ainda toda a negligência humana em aceitar que o fazer e o pensar demais são próprios da mulher. Mas afinal, como podemos lidar com a exaustão feminina? A Vibe preparou um post completo para te ajudar!  

Sintomas da exaustão feminina 

Confira os sinais que apontam o cansaço feminino: 

  • Atente-se para o sono pouco reparador ou insônia; 
  • Dores de cabeça constantes; 
  • Alteração no apetite 
  • Irritabilidade, 
  • Perda da libido  
  • Frequente sensação de cansaço físico.  

Nosso corpo dá sinais daquilo que não nos convém. Por trás do estresse feminino, longas jornadas de trabalho. A mulher abriu portas para o mercado de trabalho, mas nunca fechou as do trabalho doméstico, as do cuidado com os filhos, as da cobrança estética. 

Causas da exaustão feminina  

Não parece conveniente esperar que alguém resolva essas demandas por nós. Por trás da mulher cansada, horas de dedicação a tudo e a todos que não ela própria! Não bastasse tanto, não é raro vermos ainda uma supervalorização da exaustão em nossa sociedade, atribuindo a nós, mulheres, o título de heroínas, guerreiras. Para quê? Nos mantermos “satisfeitas” com tal desempenho disfuncional?  

A saúde mental e o bem-estar feminino começam no reconhecimento dos próprios limites! E o próximo passo é unir forças – já é hora de aprendermos a pedir ajuda, a delegar funções e a deixar que nem tudo seja perfeito (porque não vai ser mesmo).  

Dicas para aliviar a exaustão feminina  

É preciso nos permitirmos “recarregar” e para isso, se faz necessário saber o que nos preenche de energia. Para tal, recomendo altamente autoconhecimento! Tenha mais compaixão por si mesma, valorize suas conquistas e pontos fortes, faça mais coisas que te façam sentir bem e feliz consigo mesma, pratique exercícios físicos, coma e durma bem!  

Ah! E ter um psicólogo nesse processo de reconhecimento e imposição de limites e necessidades pode te fortalecer ainda mais! Então, que tal buscar psicoterapia? Por fim, lembre-se: o amanhã vem! O que não couber no hoje, te espera, no seu tempo. Respire. 

A Vibe oferece atendimento online com psicólogo. Aproveite e baixe o aplicativo agora mesmo e ainda receba conteúdos exclusivos da comunidade! Confira

Saúde de qualidade a qualquer hora e lugar pelo celular.

Um aplicativo de saúde digital que acredita no cuidado e no carinho com as pessoas. Quer coisa melhor? Saúde e ainda com amor?
+ de 50.000 downloads