BLOG VIBE SAÚDE

Como o autoconhecimento afeta nossas relações?

8 de julho de 2022
Homem e mulher sorrindo

Escrito por: Psicóloga Rafaela Mattos- CRP 06/129711

Psicóloga pós-graduada em Promoção de Saúde e Gestão de Pessoas, pós-graduanda em Saúde da Mulher, com experiência em processos de saúde-doença, relações interpessoais e Burnout.

Quer entender como o autoconhecimento afeta nossas relações? Se relacionar é praticamente um evento programado no nosso DNA – nós nascemos com tal necessidade. Desde o dia 1 de nossas vidas, contamos com alguém para nos cuidar e proteger, depois nos transformar e ajudar a crescer. Passado o tempo, começamos a escolher aqueles que andarão conosco e por onde queremos andar. Mas é verdade também que nem sempre essa escolha reflete o melhor em nós. Isso porque cada decisão passa por um filtro interno de tudo aquilo que acreditamos e conhecemos.

Como funciona o autoconhecimento nas relações?

Veja, nascer em uma família com muitas mulheres, por exemplo, pode tornar fácil o processo de se relacionar com outras mulheres ao longo da vida, ou, bastante dramático. Isso varia de acordo com a relação que você supostamente construiu com as mulheres da sua vida, entendeu?

Mas calma, isso não representa uma barreira definitiva, uma vez que a medida em que você cresce e amadurece, é possível ressignificar relações, pensamentos, crenças… Isso, claro, se você se permitir tal processo.

As coisas que nos acontecem certamente afetam nossa forma de experimentar o mundo e se relacionar, mas não nos definem. Temos o tempo a nosso favor e nosso livre e incondicional direito de escolha.

Eu entendo, no entanto, que fazer escolhas é um processo bastante desafiador. Se somos constantemente afetados por tudo que nos acontece – em diferentes níveis – não é bem muito simples tomar decisões assertivas ao longo da vida. Devo me manter nesse relacionamento? Preciso insistir nessa amizade? Devo permanecer neste trabalho ou buscar novas oportunidades?

O que é autoconhecimento?

Viver é flutuar numa correnteza de incertezas… Mas existe algo a se fazer: autoconhecimento.Essa palavrinha (bastante clichê nos dias de hoje) fala sobre a capacidade de saber sobre si, conhecer a si mesmo em um nível pessoal e intransferível. Não tem a ver somente com identificar sua cor favorita, a comida que mais gosta ou o nome do seu perfume. 

O autoconhecimento reflete o saber dos próprios medos, das angústias, dos sonhos de vida ainda não compartilhados, das certezas e das dúvidas que te habitam.

Quando você se conhece, é capaz de dominar a si mesmo e realmente fazer escolhas, num lugar ativo, e não simplesmente aceitar o que houver. Quando você profundamente se sabe, você entende que por mais que doa, não se pode permanecer em lugares que irão te invalidar, te diminuir ou deformar. E confia naquela sensação de que merece mais e que pode ir além! Além do que você mesmo pensou um dia ou do lugar que as pessoas da sua vida imaginaram para você, porque entende que o caminho e a linha de chegada lhe pertencem!

Consulta com psicóloga online

Parece mágica, mas não é simples. Passar por esse processo de se (re)conhecer é árduo, te tira da zona de conforto que é repetir a rotina. Vai te provocar em novos lugares. É preciso observar a rotina, aprender sobre emoções e sentimentos, identificar pensamentos e duvidar deles. E adianto: isso dá medo! Então, que tal uma ajudinha? Fale com um psicólogo! Você não precisa viver isso sozinho. 

Baixe agora mesmo o aplicativo da Vibe e agende o atendimento online com psicólogo. Saiba mais como usar os nossos serviços! Aproveite nossos conteúdos exclusivos da Comunidade, no App da Vibe!

Saúde de qualidade a qualquer hora e lugar pelo celular.

Um aplicativo de saúde digital que acredita no cuidado e no carinho com as pessoas. Quer coisa melhor? Saúde e ainda com amor?
+ de 50.000 downloads