BLOG VIBE SAÚDE

Relacionamento abusivo: você sabe o que é?

13 de julho de 2022
relacionamento abusivo entre casais

Escrito por: Psicóloga Marina Tedeschi Cano CRP - 06/100197

Você sabe o que é relacionamento abusivo? Atualmente, ouvimos falar sobre relacionamentos abusivos muito mais do que há anos atrás. Os casos de violência doméstica, o aumento das taxas de feminicídio (morte intencional de pessoas do sexo feminino), o crescimento de espaços para que as pessoas manifestem e troquem informações sobre o que estão vivendo ou já viveram, possibilitaram que os relacionamentos abusivos fossem denunciados e que as pessoas recebessem ajuda para saírem dessas situações.

Quer saber mais sobre o que são relacionamentos abusivos? Confira mais informações ao longo do post. 

Como saber se estou vivendo um relacionamento abusivo?

O relacionamento abusivo pode ocorrer entre casais, relações de trabalho, familiares e até mesmo entre amigos. Portanto, é preciso ficar atento: o abuso acontece quando as pessoas se relacionam e uma delas fica numa posição de submissão, e a outra na posição de poder.

É comum que a pessoa que está sofrendo o abuso na relação, se sinta culpada e pense que foi ela mesma que causou os problemas que estão acontecendo, sem perceber que o relacionamento não está sendo bom pra ela. 

Dessa forma, fica mais difícil romper esse ciclo e as situações passam a ser mais frequentes, causando mais sofrimento, e podem se tornar mais graves.

Quais os tipos de relacionamentos abusivos?

As violências dos relacionamentos abusivos podem ser físicas, psicológicas, sexuais e morais. Nem sempre a violência é percebida como um ato violento, pois pode estar em pequenas atitudes, como proibições leves, excesso de cuidado, insistência em comportamentos que já receberam reclamações do parceiro/parceira, comentários recorrentes que fazem a pessoa se sentir inferior, ainda que venha com pedido de desculpas no final.

A pessoa que sofre esse tipo de violência, costuma se sentir insegura, incapaz, com vergonha e, muitas vezes, acredita não conseguir mais viver sem esse relacionamento, se tornando dependente emocionalmente, mesmo sabendo que algo não está sendo bom pra ela.

Consulta com Psicólogo online

Se você está vivendo alguma relação que não está te fazendo bem e que apresenta sinais parecidos com os citados nesse texto, procure ajuda: pode ser ajuda familiar, de amigos ou de um especialista, como psicólogo online, assistente social e/ou com autoridades competentes (dependendo da gravidade do caso).

Quer entender mais sobre os sentimentos físicos e emocionais? Agende uma consulta com nossos psicólogos online agora mesmo. Saiba como baixar o aplicativo Vibe e realizar o atendimento médico online! Aproveite também os conteúdos exclusivos da Comunidade, no App da Vibe!

Saúde de qualidade a qualquer hora e lugar pelo celular.

Um aplicativo de saúde digital que acredita no cuidado e no carinho com as pessoas. Quer coisa melhor? Saúde e ainda com amor?
+ de 50.000 downloads