BLOG VIBE SAÚDE

Varíola dos Macacos: Conheça os Sintomas

31 de maio de 2022
Mulher com dor de cabeça e febre

Escrito por: Equipe Vibe Saúde

A Varíola dos Macacos é uma zoonose viral, causada pelo vírus Monkeypox virus, a doença infecciosa é transmitida de animais, principalmente roedores, para humanos, ou entre humanos. Quer conhecer um pouco mais sobre os sintomas e tratamento da Varíola dos Macacos? Então confira o post abaixo! 

Quais os Sintomas Varíola dos Macacos?

Dentre os principais sintomas da Varíola dos Macacos estão: 

  • Febre; 
  • Calafrios; 
  • Dor De Cabeça; 
  • Dor Nas Costas; 
  • Dores Musculares;
  • Gânglios (Linfonodos) Inchados;
  • Exaustāo. 

Em seguida aparecem as lesões na pele, primeiramente no rosto e depois em outras partes do corpo. Essas lesões aparecem de 1 a 3 dias após o início da febre. A lesões cutâneas podem evoluir para pápulas, vesículas e pústulas e crostas. 

Como ocorre a transmissão da Varíola dos Macacos?

No geral a transmissão se dá por gotículas exaladas por alguém infectado (humano ou animal), a transmissão também se da pelo contato com as lesões da pele ou por meio de objetos contaminados, como toalhas e lençóis utilizados pela pessoa contaminada, por exemplo.  

O período de incubação, intervalo do contato com a pessoa infectada até o primeiro sintoma é de 7 a 14 dias e o período da doença é de 2 a 4 semanas.  

Tratamento Varíola dos Macacos

O diagnóstico da Varíola dos Macacos é feito por testes laboratoriais específicos ( DNA viral detectado por PCR de material colhido das vesículas ou crostas). Não existe tratamento específico, é recomendado repouso e o uso de medicamentos, indicados por um médico, para conter sintomas de febre ou dores.  

Vacina e Prevenção

A vacinação contra a varíola comum apresenta proteção para a varíola dos macacos. Como prevenção da patologia é recomendado evitar o contato com animais vivos ou mortos, os quais podem ter o vírus da varíola dos macacos. Dentre os animais mais comuns estão roedores. 

Como proteção é indicada a higienização correta das mãos com água e sabão e o uso de álcool em gel, além de evitar o contato com pessoas contaminadas.  

Quer entender um pouco mais sobre a Varíola dos Macacos ou demais doenças? Consulte-se com os especialistas de saúde da Vibe! 

Fonte: https://www.cdc.gov/poxvirus/monkeypox/index.html
https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/monkeypox
https://www.who.int/emergencies/disease-outbreak-news/item/2022-DON385

Saúde de qualidade a qualquer hora e lugar 24h pelo celular.

Um aplicativo de saúde digital que acredita no cuidado e no carinho com as pessoas. Quer coisa melhor? Saúde e ainda com amor?
+ de 50.000 downloads