Como evitar Covid em ambientes fechados

Com a queda do número de mortes e internações por Covid19, associados as medidas preventivas e o aumento da vacinação em massa, torna-se necessário reforçar quais são os cuidados dos quais não podemos abrir mão.

A vacinação deve ser incentivada, a melhora nos índices comemorada, mas não podemos relaxar. Máscara adequada, usada de forma correta, higiene frequente das mãos e distanciamento social devem ser mantidos por muitos meses ainda.

Tudo isso porque o vírus e suas mutações continuam sendo transmitidos, causando a doença, internações, complicações e, sim, mortes. Não existe vacina 100% eficaz, é preciso nos conscientizarmos sobre isso.

Manter-se em casa, evitar aglomerações e evitar ambientes fechados continuam importantes, mas cada vez mais estaremos em situações de maior exposição ao vírus, especialmente se empresas diminuírem expedientes de home office, se escolas adotarem sistemas híbridos, se o transporte público é o único meio de locomoção e se voltarmos a frequentar locais de entretenimento, tais quais shoppings e teatros.

Dito isso, aproveito a oportunidade para reforçar orientações importantes para quando estivermos em ambientes fechados com mais pessoas que não são do nosso convívio íntimo e diário:

• Use máscara: as máscaras mais adequadas são as chamadas PFF2 ou N95, facilmente encontradas, não são descartáveis e sua trama não permite que o vírus entre pelas vias respiratórias, desde que usadas de forma adequada, cobrindo 100% do nariz e boca durante todo o tempo de exposição. Indicadas para indivíduos com mais de 2 anos, são encontradas em tamanho adulto e infantil, devem estar sempre justas ao rosto e, por isso, fiquem atentos ao ajuste do elástico.

• Mantenha as janelas abertas: quando existirem janelas no ambiente, certifique-se de que estejam sempre abertas. O ar externo circulando também diminui as chances de contaminação, daí a preferência, quando possível, de fluxos de ar livre; se notar, ao entrar no ambiente, que o local está de abafado, evite permanecer ali. Independentemente da temperatura do ar, não fechar as janelas;

• Evite o ar-condicionado: existem orientações oficiais para empresas e residências sobre uso e manutenção do aparelho de ar-condicionado em tempos de Covid19; de forma simplista, não use ar-condicionado se a máquina não trocar o ar do ambiente interno com o externo, troque os filtros com mais frequência e deixe o uso restrito a locais sem outra forma de ajuste de temperatura;

• Mantenha o distanciamento: tente manter distância de 2 metros de outra pessoa, evite abraços e aperto de mãos, não deixe a saudade e emoção do reencontro falarem mais alto que a razão. Não compartilhe celular, não compartilhe equipamentos de proteção individual e de trabalho, e garanta higiene frequente das mãos. Não permita comportamentos ofensivos à sua saúde. Não deixe todo o seu esforço em manter-se isolado ir por água abaixo;

• Vacine-se. Salvo raras exceções, todos podemos nos vacinar. Se está com algum receio, se não se sente seguro para receber vacina, procure um profissional de saúde e esclareça todas as suas dúvidas. Vacinar-se é uma forma de prevenir formas graves da doença e, também, uma forma de contribuir para a proteção da comunidade em que vivemos. Ah, e as duas doses são necessárias para que a proteção seja maior, excetuando a vacina de dose única, por isso fique atento a data de reforço.

Por último, gostaria de pedir que estejam atentos aos sinais que o corpo dá. Nariz escorrendo, dor de garganta, sensação de febre, tosse, dor de cabeça. Todos esses sintomas, mesmo que leves, podem ser sinal de que tenha sido contaminado pelo coronavírus. Não subestime a doença, não coloque em risco a vida de outras pessoas. Procure atendimento médico ao menor sinal da doença.