Dermatologista da ViBe Saúde dá dicas de como cuidar da pele e cabelos durante o inverno

Durante o inverno, a umidade do ar baixa e as temperaturas mais frias levam à diminuição da transpiração corporal. Os fatores dessa sazonalidade fazem com que a pele fique mais seca, além de se tornar comum banhos mais quentes, que provocam uma remoção da oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo o manto lipídico que retém a umidade da pele.

A dermatologista da ViBe Saúde, Nayara Almeida de Abreu, explica sobre cuidados extras com a pele, cabelos e unhas no inverno:

– Tomar banho com a água muito quente na estação mais fria do ano resseca a pele, tira a camada protetora do rosto e do corpo, piora a oleosidade, e pode contribuir para aumentar dermatoses preexistentes, como dermatite seborreica. O ideal é tomar um banho morno, rápido, sem uso de bucha, e com sabonetes infantis ou neutros.

– Ao sair do banho, é recomendável utilizar hidratantes, visto que os primeiros minutos depois do banho é quando se tem uma maior absorção do hidratante. Recomenda-se passar no rosto e no corpo todo.

– No inverno, aumenta a incidência de lesão fúngica nos pés, pois normalmente eles ficam a maior parte do tempo “cobertos”. Recomenda-se depois do banho, após se secar com a toalha, passar um papel entre os dedos, ou até mesmo o secador em uma temperatura morna, para garantir que fique seco. Outra dica é fazer rodízio de sapatos. Após o uso, deixar em um lugar arejado, para o calçado “respirar”.

– Em relação a frequência com que se lava o cabelo, cai mais no inverno por diminuir a frequência de lavagem. Perdemos em média de 100 á 150 fios de cabelo por dia. É recomendável lavar em dias alternados, dia sim e dia não.

– Os lábios também ficam muito ressecados no inverno. Porém, não é recomendável umedecer a boca com saliva, pois pode gerar uma dermatite de contato, que, em alguns casos, tem que ser tratada com medicamentos. A sugestão é utilizar hidratantes labiais, ou pomadas hidratantes e de cicatrização, principalmente antes de dormir ou durante o dia.

A ViBe Saúde (www.vibesaude.com) é uma empresa líder em saúde digital B2C no Brasil cuja missão é transformar a saúde no Brasil, oferecendo atendimento digital de qualidade a preços acessíveis a todos os brasileiros. Por meio de sua plataforma digital/app, oferece consultas sob demanda e agendadas com profissionais clínicos e de saúde mental, bem como terapêutica digital para os usuários/pacientes.

Desde o lançamento de sua nova plataforma em julho de 2020, ViBe atingiu mais de 1, 6M downloads e forneceu mais de 45 mil consultas gratuitas mensais. Em janeiro, recebeu a maior rodada (Series A) registrada no país para uma startup de saúde digital, com um aporte de 54 milhões.

Grasiela Caldeira | (11) 99147.1401 | grasiela.caldeira@gbr.com.br