BLOG VIBE SAÚDE

Alimentação Saudável no Café da Manhã

24 de maio de 2022
Café da manhã com frutas e cereais

Escrito por: Equipe da Vibe

Você sabia que pular o café da manhã não é bom para a saúde? Isso porque nós precisamos dessa energia para iniciar o dia! Além do mais, a falta dessa refeição pode desencadear um efeito negativo de mais fome, que será descontada em comidas industrializadas e hipercalóricas– nada saudáveis para nosso organismo.  

Os benefícios do café da manhã são inúmeros, além de te proporcionar ainda mais energia ao longo do dia! No entanto, algumas pessoas não se sentem muito bem comendo de manhã. Se este é o seu caso, saiba que existem alimentos ideais para a alimentação diurna. Vem com a Vibe conhecer as principais opções ! 

O que comer no café da manhã?

Aderir uma alimentação saudável no café da manhã pode ser uma tarefa desafiadora, afinal os cardápios hoje em dia estão cada vez mais completos de opções com alto índice de açúcar. Mas, além de consultar-se com uma nutricionista para que a profissional indique o melhor cardápio levando em consideração seu biotipo e objetivo, é importante seguir alguns passos:

  • Rotina matinal: Se você é uma pessoa com rotina, ou seja, possui um horário definido para tomar café da manhã, faça uma lista de produtos que você já está acostumada a consumir durante esta refeição e converse com  a profissional de nutrição para que ela analise a qualidade da sua dieta. Assim, será possível ajustar a dieta com alimentos saudáveis e que agradem seu paladar!
  • Objetivo ganho de massa muscular: Para quem tem como objetivo ganhar massa muscular, o café da manhã é um excelente espaço para consumir carboidratos ,proteínas e ainda garantir uma alimentação rica em frutas em geral. 
  • Quem pratica atividade física: Muitas pessoas podem se queixar sobre as dificuldades de se fazer uma refeição completa pela manhã, principalmente aquelas que vão para a academia logo cedo. Existem alimentos recomendados como um pré-treino:  além do café puro, iogurtes com frutas  é uma boa pedida e o bom e velho pão francês proporciona energia para exercitar-se. 

Aqui estão algumas dicas para variar seu café da manhã

  –Tapioca:A tapioca é uma boa opção de carboidrato para quem quer variar o pãozinho – lembrando que o pão 100% integral é mais rico em fibras e nutrientes; mas cuidado com o excesso! O índice glicêmico da tapioca é muito alto (mais alto que o do pão branco) e trata-se de um alimento pobre em vitaminas e minerais. 

-Queijo branco: é uma ótima opção de proteína – você pode revezar com ovo cozido; 

– Mamão: ajuda a regular o intestino e o nível de colesterol; 

-Granola caseira: Que tal tentar fazer sua própria granola ou comprá-la de pequenos produtores? É um jeito de evitar consumir produtos cheios de conservantes! 

Consumo de ovo café da manhã: Os ovos estimulam o anabolismo e contam com alto teor proteico, sendo aliados para dietas de ganho de massa muscular. Ainda, é possível criar diferentes receitas, desde ovos mexidos, crepioca e ovos com queijo branco

– Bolos com baixo teor de açúcar: Os bolos caseiros também podem ser consumidos no café da manhã, – claro que, de acordo com o objetivo e as recomendações baseadas na saúde de cada paciente. Opte sempre por receitas com baixo teor de açúcar, principalmente as que são feitas com frutas, xilitol, aveia e adoçantes.

– Café e sucos naturais: Tem pessoas que só iniciam o dia após o consumo do café puro.  Para quem é desse time, a sugestão é reduzir a quantidade de açúcar. Os sucos naturais também são opções ricas em nutrientes e perfeitos para dias mais quentes!

– Iogurte: O iogurte é uma opção para acompanhar granola, suplementos e frutas. 

Dica de Receita da Nutri

Mulher comendo cereal com frutas

Receitinha da Nutri: sabia que você pode criar seu próprio cereal de modo bem prático ? Utilize 1 xícara de granola + 1 xícara de  farelo de aveia + 1 ⁄ 2 xícaras de sementes variadas como chia, linhaça, girassol, abóbora.. Misture tudo e adicione em frutas ou  iogurtes. Para armazenar basta guardar em um pote bem fechado.

Dicas que influenciam no seu organismo

Se alimentar bem não se trata apenas de escolher os alimentos certos para incluir no seu prato. Hábitos e cuidados com a sua saúde influenciam em todo seu organismo e também na digestão. Separamos três dicas para uma melhor digestão: 

1 – A ingestão de líquido solubiliza as fibras. Consuma em média dois litros ao dia, mas evite o excesso durante as refeições. 

2 – Mastigue mais! Os alimentos chegam mais triturados ao estômago, o que facilita a atuação das enzimas digestivas. 

3 – Inclua mais frutas, legumes e verduras em seu prato. Esses alimentos facilitam o processo de digestão. 

Quer receber um cardápio e deixar o café da manhã completo? Então, consulte-se com nossos profissionais de nutrição e esclareça suas principais dúvidas. Acesse!

Saúde de qualidade a qualquer hora e lugar 24h pelo celular.

Um aplicativo de saúde digital que acredita no cuidado e no carinho com as pessoas. Quer coisa melhor? Saúde e ainda com amor?
+ de 50.000 downloads