O que é o olhar holístico?

Um olhar holístico é uma forma de entender o ser humano na sua totalidade. Mas o que significa ser mais que a soma de nossas partes?
olhar holistico

O olhar holístico pode ser entendido como o todo, o completo, o total. Então um olhar holístico é uma forma de entender o ser humano na sua totalidade, sem dividí-lo. Em outras palavras, o ser humano é mais do que a soma de suas partes.

Mas o que significa ser mais que a soma de nossas partes?

Bom, podemos fazer outras perguntas para responder a primeira. Será que quando estamos gripados, por exemplo, estamos afetados negativamente apenas no pulmão e nas vias aéreas? Ou a sensação de estar gripado pode ser emocionalmente desconfortável e incômoda?

Também podemos lembrar de quando estamos ansiosos por algo a acontecer e sentimos as famosas “borboletas no estomago” e “Dor de barriga”.

Mente e Corpo

Quando falamos de saúde, a divisão mais rápida que vêm ao pensamento é Mente X Corpo. Temos profissionais que atuam para a saúde do corpo e profissionais que atuam para a saúde da mente. Mas como vimos anteriormente, as coisas não acontecem de maneira isolada, elas estão conectadas, não é mesmo?

Já ouviu aquela máxima “Mens sana in corpore sano”? Essa citação latina significa “Mente sã em um corpo são” e demonstra a importância tanto da mente como do corpo para a saúde. Isso significa que, quando pensar em sua saúde, ela não pode se reduzir à saúde física e não pode se reduzir à saúde mental. Elas estão conectadas e influenciam uma à outra.

Outra coisa importante do “olhar holístico” é que não se deve focar apenas na doença ou no sofrimento. Eles têm sua devida importância, mas não são o todo da sua vida.

Como usar esse tal de olhar holístico

Adotar um olhar holístico vai permitir que possa considerar diferentes fatores e como eles funcionam, interagem e afetam o seu comportamento, suas relações sociais e o seu estado emocional.

Esses diferentes fatores incluem muito mais que mente e corpo, como por exemplo, sua história de vida, sua comunidade, o modo de organização de sua família, seu ambiente e tipo de trabalho, fatores sociais como suas redes significativas de contato social, a qualidade de sua interação em grupos, sua percepção de saúde e de bem-estar.

Esse olhar amplo pode ajudar a criar múltiplas maneiras de lidar com seu sofrimento e podem ter mais eficiência quando utilizadas em conjunto.

Quais são os benefícios do olhar holístico?

  • Aumento dos recursos para lidar com o sofrimento
  • Melhora da qualidade de vida
  • Maior autoconhecimento
  • Maior consciência para tomada de decisão
  • Disposição mais ativa para a mudança
  • Aumento das oportunidades de vida

É claro que em alguns casos é importante se concentrar no que é específico para encontrar uma “solução”, mas, por outro lado, um olhar holístico te ajudar a perceber coisas que de muito perto não seria possível.

Um olhar holístico não te permite ver uma folha ou um tronco de árvore, mas a extensão de toda a floresta.

Escrito por Rodrigo Ramon Falconi Gomez – CRP: 06/141602

Converse com a Vivi, sua nova assistente de saúde mental digital gratuita

Um app feito para cuidar de você com empatia do jeito que você merece

Acompanhe nossos conteúdos

Abrir bate-papo
Olá, como posso ajudar?