Equipe Vibe Saúde / Mente e Equilíbrio, RH, Saúde
Segundo o filósofo coreano Byung-Chul Han, vivemos na sociedade do cansaço. Estamos o tempo todo absorvendo uma quantidade imensa de informações, sendo pressionados para ter alta produtividade no trabalho e as redes sociais nos colocam diante da ditadura da felicidade e da positividade.
É natural estarmos sempre fortes, produtivos, felizes e belos? Sabemos que isso não é real. A vida também é feita de dias difíceis, não produtivos e frágeis.
Neste cenário, a pressão nas organizações e o ritmo de trabalho tem aumentado muito. A crise econômica também traz insegurança e falta de estabilidade. O resultado é que estamos experimentando sensações de esgotamento, estresse e sofrimento psicológico no mundo do trabalho.
O que é então a Síndrome de Burnout?
Traduzido do inglês, “burn” quer dizer queimar e “out” quer dizer para fora. A imagem é de uma panela de pressão prestes a explodir.
Os sintomas envolvem:
- Nervosismo;
- Depressão;
- Insônia;
- Cansaço físico e mental excessivo; e
- Problemas físicos como dores de barriga e tonturas.
Quando pode acontecer o Burnout?
Primeiramente, a síndrome de Burnout está ligada a situações desgastantes, de muita pressão, competitividade e responsabilidade no ambiente de trabalho.
Segundo uma pesquisa recente, 72% dos brasileiros que estão no mercado de trabalho sofrem alguma sequela ocasionada pelo estresse. Desse total, 32% sofreram Burnout. E 92% das pessoas com a síndrome continuariam trabalhando.
Por conta da crise econômica e da cultura ligada à alta produtividade nas empresas, muitas vezes as pessoas acabam negligenciando os sintomas e demoram muito tempo para procurar ajuda, o que acaba intensificando o quadro e aumentando ainda mais a sensação de “panela de pressão”.
Como saber se isso está acontecendo comigo?
É importante prestar atenção aos sintomas relatados acima, que podem começar de forma leve e depois irem se intensificando. Achar que é “frescura” ou que é algo passageiro, pode piorar o quadro e ter consequências como falta total de motivação, depressão e distúrbios gastrointestinais.
O ideal é procurar ajuda profissional quando notar os primeiros sinais. O tratamento para a Síndrome de Burnout é feito basicamente com psicoterapia e pode envolver alguns medicamentos, dependendo do caso.
Como posso me prevenir?
Prestar atenção nas suas condições de trabalho e estilo de vida. Realize atividades físicas regulares, exercícios de relaxamento, estar junto de familiares e amigos e descansar sempre que possível.
Como a Vibe pode me ajudar?
No aplicativo temos ferramentas para refletir como está seu funcionamento intrapessoal e interpessoal neste momento. Procure nossas avaliações! Você pode avaliar aspectos como:
- Atenção plena;
- Presenteísmo;
- Durma bem; e
- Autoconhecimento.
Além disso, ao responder as perguntas da Roda da Vida, você conseguirá acompanhar sua evolução nas esferas de saúde, relacionamentos, balanço emocional, realizações e aprendizados.
Como ferramenta para ajudar a diminuir a ansiedade e estresse do dia-a-dia, temos vídeos e áudio de práticas guiadas voltadas para relaxamento e meditação.
E claro, temos um corpo de psicólogos especializados para o cuidado de sua saúde mental, além de médicos que podem ajudar na avaliação do seu estado físico.