BLOG VIBE SAÚDE

Como ajudar a criança enfrentar o Bullying? 

2 de junho de 2022
Menina sofrendo bullying de crianças na escola

Escrito por: Psicóloga Milena Fernandes Mata – CRP: 06/127677

O Bullying não é uma brincadeira! Diferente de uma situação em que ambas as partes se divertem, o Bullying é utilizado para designar agressões (físicas e psicológicas) direcionadas, repetitivas e intencionais.  

O que fazer se seu filho está sofrendo Bullying?

Os motivos que sustentam esta prática são variados e as consequências psicológicas dessa ação podem perdurar por toda uma vida. Está passando por isso com seu(ua) filho(a)? Separamos algumas dicas para ajudar: 

-Reflita com ele(a) a diferença entre brincadeira e Bullying. Estimule pesquisa sobre o tema que expliquem o que é o Bullying e suas consequências. 

-Construa diálogos onde ele(a) se sinta visto(a), ouvido(a) e acolhido(a) em suas vivências e seja convidado(a) a refletir sobre seus comportamentos. 

-Ressalte as qualidades de seus(a) filhos(a) também! Elas servirão como estímulo para o processo de mudança! 

-Estimule a empatia, o se colocar no lugar do outro para pensar como seria se fosse com você. 

-Percebeu que também é agressivo(a) em alguns momentos? Saiba pedir desculpas e estabeleça com seu(a) filho(a) novas formas de agir. 

-Use suas vivências como exemplos positivos de reflexões e mudanças. Ensine que errar faz parte, a forma como cuidamos disso é essencial. 

Conte com uma rede de apoio familiar, de amigos e comunidade. Mas tome cuidado para não expor seu filho(a). Existem formas de ajudar sem ser invasivo(a)! 

-Crie uma aliança de apoio dentro do local onde o Bullying esteja ocorrendo. 

-Se necessário, procure um profissional especializado que possa auxiliar com o caso. Entender seus limites como pai e mãe, também é um ato de cuidado! 

Assinaturas Vibe Saúde

Quer entender mais sobre o assunto? Conheça nossas assinaturas de Saúde Mental para realizar consultas com psicólogos e aproveite o melhor atendimento.  

Saúde de qualidade a qualquer hora e lugar 24h pelo celular.

Um aplicativo de saúde digital que acredita no cuidado e no carinho com as pessoas. Quer coisa melhor? Saúde e ainda com amor?
+ de 50.000 downloads