BLOG VIBE SAÚDE

Primeira consulta com a ginecologista

1 de junho de 2022
Médica em atendimento online

Escrito por: Head de Saúde da Mulher na Vibe Saúde Dra. Stephani Caser- Crm:194359

Ginecologia é a especialidade médica que cuida da saúde da mulher. Uma vez ao ano a mulher vai ao seu médico para fazer sua avaliação, exames, prevenir e tratar doenças. A verdade é que não existe idade certa para iniciar o acompanhamento médico, sendo muito comum a primeira consulta acontecer a partir da primeira menstruação.  

Como é feita a primeira consulta com a Ginecologista?

É normal ficar nervosa antes da consulta médica e conversar sobre isso com pais ou alguém que confia, ajuda muito! Você pode, inclusive, falar isso para o seu ginecologista quando chegar na consulta, assim, ele pode te ajudar a se sentir mais a vontade.  

Muitas vezes a primeira consulta parece mais uma longa conversa, com orientações sobre sua saúde, perguntas pessoais sobre você, seu ciclo menstrual, seus relacionamentos e também sobre sua família, tirar dúvidas sobre as mudanças que acontecem no corpo e o que esperar nas próximas consultas.  

Exames na primeira Consulta

A maioria das vezes não é realizado exame físico na primeira consulta, a não ser que você apresente alguma queixa, e caso aconteça, ele consiste em medir peso, altura e circunferência abdominal, e examinar a vulva (parte externa). Se você não desejar realizar, é só comunicar seu médico. Toda consulta pode ser feita na presença de algum familiar ou outra pessoa que você queira, caso isso te faça se sentir mais confortável.  

Para quem já iniciou a vida sexual, o exame ginecológico é feito em três etapas: avaliação da vulva e vagina, coleta do papanicolau e toque vaginal. É introduzido um aparelho de plástico chamado espéculo, que ao contrário do que dizem não é doloroso e através dele o papanicolau é coletado com a passagem de uma pequena escova que encosta no final da vagina, onde se encontra o colo do útero.  

  • Exame do Papanicolau 

O papanicolau é recomendado para mulheres entre 25 e 65 anos com vida sexual ativa pois é o exame de rastreio do câncer de colo uterino. Por último, o ginecologista introduz um a dois dedos (envolvidos em luva e com gel lubrificante) na vagina, e com a outra mão,  palpa o abdome, para avaliar o tamanho e localização dos órgãos internos (útero e ovários).  

Consulta Online com ginecologista

É importante apresentar na primeira consulta o cartão de vacinação para que seu médico confira as vacinas para hepatite B, tétano, HPV e outros. Assim como, levar anotado o primeiro e último dia de sangramento dos ciclos menstruais (como um calendário menstrual) caso já tenha tido a primeira menstruação. Se a consulta for online, é só enviar a foto para o seu médico.  

Quer realizar o agendamento com ginecologista online? Saiba que na Vibe você encontra os melhores especialistas e conta a praticidade do atendimento médico digital. Confira mais sobre nossos profissionais da saúde! 

 

 

Saúde de qualidade a qualquer hora e lugar 24h pelo celular.

Um aplicativo de saúde digital que acredita no cuidado e no carinho com as pessoas. Quer coisa melhor? Saúde e ainda com amor?
+ de 50.000 downloads