Aprovação dos serviços de medicina virtual bate 90%

RICARDO JOSEPH

Os brasileiros têm demonstrado enorme aceitação ao modelo de medicina virtual. Levantamentos de diferentes empresas de gestão em saúde indicam que a grande maioria dos usuários aprova o atendimento mediado por tecnologia após experimentá-lo. Cerca de 90% desses pacientes declara que voltaria a usar o serviço de acordo com publicação no site G1.

Os dados são animadores porque a telemedicina é relativamente nova no Brasil: embora a prática seja reconhecida desde os anos 1990, apenas nos últimos anos ela tem se popularizado, graças à disseminação das tecnologias digitais.

A pandemia deu um grande impulso a esse campo. A necessidade de promover o isolamento social levou o poder público a regulamentar a telemedicina em caráter excepcional, por meio de uma portaria vigente desde março de 2020. Desde então, foram mais de 7,5 milhões de novos atendimentos em pouco mais de um ano, um aumento expressivo em relação aos períodos anteriores.

Esses milhões de novos usuários vão desconstruindo, na prática, velhos mitos sobre a telemedicina – por exemplo, a ideia de que ela substituiria o atendimento presencial. Fica cada vez mais claro para o mercado brasileiro que a medicina digital complementa a tradicional, ajudando, na verdade, a democratizar serviços de saúde de qualidade.

Outro motivo para o sucesso do modelo é a conveniência. De acordo com uma pesquisa, 98% dos usuários declaram que precisariam buscar atendimento presencial caso não tivessem acesso à assistência remota. Complementarmente, cerca de 80% desses pacientes têm suas queixas resolvidas nesse atendimento, sem necessidade de agendar uma nova consulta presencial. Isso dá uma dimensão de como a medicina digital pode evitar consultas desnecessárias, o que, por sua vez, ajuda a desafogar os sistemas de saúde. Ademais, a facilidade oferecida pelo modelo à distância aumenta a frequência com que o paciente realiza consultas e acompanhamentos de rotina, com enormes benefícios para a saúde no longo prazo.

As altas taxas de aprovação apontam tendência de crescimento para a medicina digital. À medida que mais e mais brasileiros conhecem o modelo e percebem suas vantagens, cresce também a demanda por soluções modernas e eficientes para o campo da saúde pública.

Baixe nosso APP Baixe Vibe na Play StoreBaixe Vibe na Apple Store